Regras do Fórum

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Regras do Fórum

Mensagem  Pedro Paulo em Sab Out 17, 2009 4:20 am

Regras de Conduta

A convivência entre diferentes indivíduos em uma comunidade poderia ser prejudicada sem a adoção de regras que busquem padronizar a conduta individual. O Fórum AAPJ, através de seus Administradores e Moderadores, compilou algumas normas que visam facilitar a convivência entre seus membros e manter o fórum organizado e limpo, procurando coibir abusos e determinando possíveis sanções para eventuais infratores.


1. Postagem

a. Antes de postar uma dúvida, experimente utilizar a opção Buscar, disponível logo abaixo a direita do título do fórum. É um recurso muito útil que pode evitar a espera por uma resposta que talvez já esteja disponível;

b. O fórum é aberto a todos, isto significa que também é acessado por crianças. Por isso, não é permitido:
•Postar qualquer tipo de material pornográfico, incluindo textos com caráter sexual ou ofensas verbais;
•Palavras de baixo calão, chulas, ofensivas e outras pérolas da má educação;
•Links para sites pornográficos, proibidos para menores de 18 anos;
•Posts que incitem a discriminação racial, religiosa ou partidária, seja contra os homossexuais, mulheres, negros ou a qualquer outro grupo de seres humanos;
•Avatars de tamanho desproporcional;
•Assinaturas com imagens desproporcionais, sexuais, propagandas de qualquer tipo, esportes, imagens sem nexo e etc.


c. Não poste mensagens com o título ou o texto em maiúsculas, isto é extremamente desagradável, equivale a GRITAR. Além de ser desagradável de ler, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais;

d. Use sempre um título que dê uma idéia do conteúdo da mensagem e que seja o mais objetivo possível. Com isto, você conseguirá atrair um número maior de pessoas interessadas no tema;

e. Jamais poste mensagens com títulos como:
•"Me ajudem !!!";
•"Pelo amor de Deus, estou desesperado !!!";
•"Socorro !!!";
•"Help!!!";
•"Urgente!!!";
•"Essa é pra quem sabe.";
•"Só para Feras.";
•"Desafio.";
ou qualquer coisa similar. Além de não ser educado, poderá contribuir para que a sua mensagem tenha menos visualizações, pois provavelmente os outros membros já estarão fartos de ver títulos como este. Além disso, um Moderador terá poderes para alterar o título da mensagem, por outro mais esclarecedor, sem aviso prévio;

f. Ao postar uma pergunta, seja educado e procure elaborar seu questionamento da forma mais clara e objetiva possível, incluindo todos os detalhes que possam ser úteis para quem se dispuser a ajudá-lo com o problema. Informes coisas essenciais, como por exemplo: (Problemas com a doença, Cachorro tal morreu e não sei o porquê);

g. Evite postar mensagens muito longas que tornem-se cansativas para quem lê. Tente usar o bom senso para incluir todas as informações necessárias sem ser chato;

h. Lembre-se que outros participantes do fórum não o freqüentam apenas para responder suas perguntas, mas também para aprender. Além de postar perguntas, procure sempre contribuir com algo. Os membros mais respeitados e queridos são sempre os que ajudam mais;

i. Poste sempre as mensagens nos lugares corretos. Não poste uma dúvida no fórum de "Doenças" sendo que a pergunta é de "Denuncias";

j. Dúvidas postadas na seção errada serão movidas para o local apropriado;

k. Não ofereça, indique ou peça produtos na sessão errada, para isso existe os classificados. Mensagens postadas em grupos inadequados serão movidas, sem aviso, por um dos moderadores;

l. Para apresentações dos membros da comunidade, temos o tópico Apresentação de Usuários. Para inclusão de fotos, acesse a Galeria de Animais;

m. Dúvidas, críticas, elogios ou sugestões, referentes à organização do fórum, devem ser postadas na seção Desenvolvimento.

n. A comunidade AAPJ possui seções disponíveis para discussões sobre a implementação de soluções. Para conhecê-las acesse o Desenvolvimento.

o. Quando o assunto não se encaixar em nenhuma das seções disponíveis, mas for de interesse da comunidade, poste na seção Diversos, utilizando a expressão Off-Topic no início do título para evitar ser mal interpretado pelos demais membros. Caso seja necessário, um Moderador poderá mover o tópico para a seção mais apropriada.

Este primeiro conjunto de regras é muito importante para manter o bom nível do fórum e será fiscalizado com muito rigor.

Em caso de dúvidas sobre postagem, consulte o item Como posso colocar uma mensagem num fórum?, disponível na FAQ, logo abaixo do título do fórum.


2. Mensagens duplicadas

a. Não é permitido postar mensagens duplicadas na mesma seção ou mesmo em seções diferentes. Ao ser detectada a duplicidade, a mensagem mais antiga poderá ser bloqueada ou até excluída.

b. Nos casos em que uma dúvida não for respondida, em um primeiro momento, e perca visibilidade, saindo da primeira página, será permitido que o próprio usuário a responda, a fim de que a mesma volte para o início da lista. Esta prática deverá obedecer ao limite de 1 (uma) resposta por dia. Abusos poderão ser punidos com o bloqueio do tópico.

c. Evite mensagens desnecessárias, apenas para aumentar sua contagem de posts. Além de não garantir nenhuma vantagem, esta prática dificulta o acompanhamento dos tópicos, aumentando o número de mensagens a ser lidas. A qualidade conta muito mais que a quantidade.

d. Mensagens de spam ou flood serão excluídas sem aviso e encaminhadas ao provedor de acesso do emissor.

e. Mensagens de pirâmides, como as famosas mensagens de dinheiro fácil, serão encaminhadas à Polícia Federal, visto que trata-se de crime previsto no código penal. Além disso, o responsável poderá ter o acesso ao fórum bloqueado temporária ou até permanentemente.


3. MPs e E-Mail

a. Não poste, nos fóruns, mensagens de recados específicos para uma determinada pessoa. Para essa finalidade, existem a Mensagem Privada(MP) ou o E-Mail. Utilize-os, a não ser que tenha a dizer algo de interesse de toda a comunidade do fórum. Mensagens deste tipo podem ser bloqueadas ou excluídas.

b. Dúvidas postadas no fórum tem mais chance de ser respondidas, pois ficam disponíveis para toda a comunidade. Enviar uma pergunta por MP ou E-Mail, acreditando que irá obter resposta mais rápida pode ser em vão. É desagradável para o usuário abrir sua caixa e ver que há dezenas de perguntas que deveriam ter sido postadas no fórum.


4. Respostas

a. Para responder uma mensagem, abra o tópico desejado e clique no botão responder. Toda resposta postada em um novo tópico será sumariamente excluída.

b. Ao responder uma mensagem, seja cortês.

c. Jamais menospreze alguém só por que ele sabe menos.

d. Não poste dicas furadas como: "Compra pronto!" ou "Deixa isso pra lá que é melhor". Quando for responder, faça com que sua resposta seja útil a quem perguntou.

e. Caso considere a pergunta muito básica, que o autor da pergunta não foi educado ou que a mesma não têm a ver com o tema do grupo, simplesmente não responda nada, guarde seu tempo para responder mensagens que possam acrescentar mais conteúdo ao fórum.

f. Evite entrar em discussões sem sentido e jamais poste mensagens com ofensas pessoais. É melhor simplesmente não dizer nada do que responder uma mensagem com ofensas. Pense que, com o mesmo tempo, é mais interessante escrever uma mensagem que ajude alguém.

g. Caso se sinta ofendido com a mensagem de alguém, não responda. Entre em contato com um Moderador e informe o tópico e o motivo que o levou a ficar chateado. Brigas no fórum só podem chegar a um lugar: Punição.


5. Pirataria e infrações à Legislação

a. É expressamente proibido postar mensagens pedindo ou indicando, vendendo ou comprando coisas roubadas, piratas e coisas do gênero. Esta é uma fonte potencial de problemas para o fórum e uma regra em muitos grupos, principalmente estrangeiros.

b. De modo geral, temas que venham a ferir a Legislação vigente no país não são permitidos. Portanto, tópicos pedindo para ensinar e desenvolver trojan, virus, caixa 2 e coisas do gênero, poderão ser excluídos.

c. Além de ser excluídos, com notificação do autor, tópicos desta natureza poderão ser encaminhados à Polícia Federal.


6. Perfil

a. O Fórum disponibiliza a utilização de um Avatar - pequena foto ou imagem - para ser exibido logo abaixo do nome do membro no canto esquerdo de cada mensagem. A definição do Avatar é opcional, porém deve obedecer aos seguintes padrões:
•Largura máxima: 150 pixels;
•Altura máxima: 200 pixels;
•Espaço ocupado: Máximo de 64 kb.


b. A inclusão de uma Assinatura, exibida no rodapé de cada mensagem, também é opcional. Os padrões para a Assinatura devem obedecer ao tamanho máximo de:
•Texto: 255 caracteres;
•Imagem: Altura: 80 pixels - Largura: 480 pixels.
c. O nome do Usuário é definido no momento do cadastro, mas pode ser alterado posteriormente. Não são permitidos nomes contendo palavrões, duplo sentido nas interpretações, conotações apelativas, URLs, ou outros que venham a ferir a ética e os bons costumes.

d. Nomes semelhantes ao de Administradores ou Moderadores, ou que mencionem os mesmos, estarão sujeitos a análise e aprovação.

e. Os infratores dos itens referentes ao Perfil serão convidados a efetuar as devidas alterações, a fim de se adequarem às regras. Caso não atenda à solicitação, o usuário poderá ter seu perfil alterado por um Administrador ou o acesso ao fórum bloqueado.

f. É permitido somente a criação de um login para participação no fórum.

Alterações no perfil podem ser efetuadas através do item Perfil, localizado logo abaixo do título do fórum.


7. Administração, Moderação e VIPs da AAPJ.

a. Administradores
Novos integrantes para o grupo dos Administradores geralmente são selecionados entre os Moderadores e levados à aprovação dos demais Administradores.

b. Moderadores
Os Moderadores serão selecionados entre os usuários e deverão e receberão a aprovação dos Administradores e demais Moderadores, portanto, pedidos de usuários solicitando serem promovidos poderão ser inúteis.

c. A escolha de novos Moderadores se dará mediante a observação de usuários que:
•Demonstrem bom conhecimento sobre o assunto;
•Sejam freqüentes no fórum;
•Auxiliem outros usuários;
•Sejam ponderados em suas atitudes;
•Demonstrem educação nas discussões, etc.

d. Os principais fatores que não exercem influência na escolha dos Moderadores serão:
•Número de posts
•Idade;
•Tempo de cadastro no fórum;
•Religião;
•Tipo de conexão.

e. É recomendável que, ao perceberem mensagens que contrariem as Regras de Conduta, o usuário informe a um Moderador para que este tome as devidas providências.

8. Violação das Regras

a. De maneira geral, qualquer mensagem que viole uma ou mais regras poderá ser editada, movida ou até excluída, sem aviso prévio. Reincidências poderão resultar em notificação ao membro, bloqueio temporário do acesso por usuário ou por IP, ou, em casos mais sérios, até mesmo o bloqueio permanente.

b. As ocorrências que porventura não sejam abrangidas por esta lista, mas que contrariem leis ou mesmo o limite do bom senso, serão avaliadas pelos Administradores e Moderadores, que decidirão as ações a serem tomadas.

9. Caso o usuário deseje se afastar da comunidade AAPJ por qualquer motivo, deverá solicitar a um Administrador que exclua seu cadastro. Entretanto, fica desde já avisado que suas postagens anteriores não serão excluídas pois fazem parte do acervo do Fórum.
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